O cão, no Brasil também chamado de cachorro, é um mamífero carnívoro da família dos canídeos, subespécie do lobo, e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Teorias postulam que surgiu do lobo cinzento no continente asiático há mais de 100 000 anos.
Os cães vira-latas, por exemplo, costumam viver mais de 12 anos, mas isso depende principalmente da forma como a família cuida do pet.
Uma forma muito famosa de como saber a idade de um cachorro é a proporção 1 para 7. Ou seja: cada ano canino é considerado sete anos humanos. Sendo assim, um cãozinho de dois anos de vida teria 14 anos se fosse um humano.
Aqui há um empate: as raças que vivem menos são o dogue de bordéus e o boiadeiro montanhês de berna, com expectativa de vida entre 5 e 8 anos. Independentemente da expectativa de vida, é importante adotar uma rotina de cuidados com o cachorro e uma alimentação adequada para aumentar a longevidade do seu animalzinho.
#1 Dogue de bordéus
Essa raça é a que possui a expectativa de vida mais curta do mundo canino. Entre os possíveis problemas que afetam a saúde desse cachorro estão: displasia dos quadris e do cotovelo, e doenças cardíacas. Além disso, a raça possui um focinho relativamente curto, o que pode prejudicar na respiração.
17 curiosidades que você vai gostar
Border Collie
Esta raça é saudável e pode tolerar climas quentes e frios sem nenhum problema. Eles tendem a viver cerca de 15 anos quando bem cuidados e são conhecidos como um dos cachorros que têm mais saúde.
Se você adotou um cachorro ou encontrou um na rua, você pode querer saber quantos anos ele tem. Mesmo que você não saiba que dia ele nasceu, é possível estimar a idade do cachorro. Os dentes podem ajudar a indicar a idade de um cão. O grau de crescimento ajuda a determinar quantos anos um cão tem.
Então, um cão de 1 ano teria aproximadamente 15 anos “humanos”, e não 7. O tamanho e a raça também influenciam no envelhecimento de um cachorro. Embora cães menores tendam a viver mais tempo que cães de raças grandes, eles amadurecem mais rápido nos primeiros anos de vida.
Já se a ideia for descobrir a idade de cachorro Pinscher em relação aos humanos, o cálculo é outro. Esse pet tem a expectativa de vida de 16 anos. Então, a conta ficaria: 79 ÷ 16 = 4,9. Dessa forma, para fazer esse cálculo, seria preciso multiplicar a idade do pet por 4,9.