Quem solicitar o passaporte italiano? Para poder requerer o passaporte italiano, você precisa ser um cidadão da Itália. Ou seja, nascer no país ou conquistar a dupla cidadania por descendência, matrimônio ou ter residido legalmente por mais de 10 anos.
Quem pode solicitar o passaporte brasileiro?Estar regularizado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se você tinha entre 18 e 70 anos na última eleição.Estar regularizado com o Serviço Militar Obrigatório, se você é homem e completa entre 19 e 45 anos no ano em que vai solicitar a emissão.
Para a emissão do passaporte italiano, é necessário apresentar-se com a seguinte documentação:Formulário de solicitação do passaporte.Carteira de identidade RG ou RNE original + fotocópia.Comprovante idôneo de endereço (original + fotocópia)Duas fotos recentes (iguais, frontais, coloridas, 3 x 4)
“Tem direito à cidadania italiana os descendentes de italianos que comprovam a transmissão do sangue por meio de certidões de nascimento, casamento e óbito. Não existe limite de gerações, ou seja, um bisneto pode reconhecer a cidadania italiana. O processo pode ser feito no Brasil ou diretamente na Itália.
Demoram 40 dias após a entrevista de emissão para quem mora no estado de São Paulo. O passaporte italiano chegará à casa do requerente via correio. Esse período varia eventualmente, mas, na média, se mantém fixo. Para mais informações sobre o passaporte italiano acesse nossa seção passaporte italiano.
25 curiosidades que você vai gostar
O Consulado Italiano mudará a taxa do passaporte italiano a partir de amanhã, primeiro de julho de 2020. O valor é referente a primeira emissão ou renovação do documento. O valor será de R$ 687,00 em depósito e R$ 700,66 no débito.
A via comune é a forma mais rápida de ter o direito à cidadania italiana, dura de três meses a um ano.
Existem duas maneiras de tirar o passaporte italiano. A primeira é se apresentando no consulado italiano no Brasil, onde é realizado uma entrevista de emissão. O prazo médio é de 30 dias, embora alguns consigam emitir no mesmo dia ou alguns dias após a entrevista. A segunda opção é emitir na Itália.
Não existe limite de geração e não é exigido o conhecimento do idioma italiano.” O reconhecimento da cidadania italiana é possível através princípio Juris Sanguinis – direito de sangue. Todo filho de italiano, mesmo nascido fora da Itália, é considerado um cidadão italiano desde o seu nascimento.