Quando cabe agravo interno TST?

Pergunta de Ivo José Pacheco de Monteiro em 03-10-2025
(44 votos)

Cabe agravo interno contra decisão dos Presidentes do Tribunal e das Turmas, do Vice-Presidente, do Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho ou de relator, nos termos da legislação processual, no prazo de 8 (oito) dias úteis, pela parte que se considerar prejudicada.

Quando cabe o agravo interno?

1.021 do CPC estabelece que o agravo interno é cabível contra decisão proferida pelo relator. Sua leitura pode, então, gerar a impressão de que este recurso só pode ser empregado como meio destinado a impugnar decisões monocráticas, unipessoais, proferidas pelos relatores.


Quando cabe agravo interno no STJ?

259. Contra decisão proferida por Ministro caberá agravo interno para que o respectivo órgão colegiado sobre ela se pronuncie, confirmando-a ou reformando-a. § 1º O órgão do Tribunal competente para conhecer do agravo é o que seria competente para o julgamento do pedido ou recurso.

Quais recursos cabíveis no TST?

Conforme o artigo 893 da CLT, das decisões proferidas pelos órgãos da Justiça do Trabalho são admissíveis os seguintes recursos; recurso ordinário, embargo de declaração, recurso de revista, agravo de instrumento, agravo de petição, embargos ao TST, agravo regimental, recurso adesivo e recurso extraordinário.

Quais são os requisitos do agravo interno?

Voltando ao NCPC de 2015, o agravo interno é cabível contra decisão proferida pelo relator, e será submetido à análise do respectivo órgão colegiado. O prazo é de 15 (quinze) dias. As regras sobre seu processamento ficam a cargo dos regimentos internos de cada tribunal, nos termos do art.

PRÁTICA TRABALHISTA - AGRAVO INTERNO


38 curiosidades que você vai gostar

Onde cabe agravo interno?

Quando é cabível o agravo interno? Cabe agravo interno de toda decisão proferida pelo relator em recurso que será analisado pelo órgão colegiado. Isso quer dizer que a decisão monocrática contraria a própria natureza das decisões de segundo grau, que deveriam ser colegiadas.

Qual a diferença entre agravo regimental e agravo interno?

Entenda a diferença pra não errar.

Segundo o normativo, a classe Agravo Regimental (AgRg) deve ser utilizada em processos de matéria penal e o prazo para interposição é de cinco dias, contados na forma da lei processual penal. Já o Agravo Interno (AgInt) é utilizado nos processos de natureza cível.

Quando se pode recorrer ao TST?

Da sentença proferida pelo Juiz, cabe recurso para o Tribunal Regional do Trabalho – TRT, 2ª instância, que o julgará em uma de suas Turmas. No TRT, a decisão (sentença) passa a ser conhecida por acórdão. Do acórdão regional, cabe recurso para o TST.

Quais os tipos de recursos no processo penal?

No processo penal, três recursos possuem tal efeito: Recurso em Sentido Estrito (RESE), Agravo em Execução e Carta Testemunhável.



Outras questões

Como ter uma postura imponente?

O que é faixa de preço?

Quanto custa 400 Robux 2021?

Como saber se meu cadastro foi aprovado na Rmtc?

Como cuidar de um gato Recém-nascido rejeitado pela mãe?

Qual vinagre espanta mosquito?

Como se faz uma promessa a Nossa Senhora?

O que é a moral de um povo?

Qual a origem das infecções?

Como deixar espaçamento de 1 5 no Word?

Como deixar o cabelo sem frizz depois da chapinha?

O que é o projeto PIBIC?

Quanto rende uma poupança de 50 mil?

Qual biotipo mais forte?

Que CFOP usar para devolução?

Qual a posição da cirurgia de hemorroidas?

Como ler o exame de preventivo?

Qual é a função dos esqueletos dos artrópodes?

Como conseguir verba do governo para projetos sociais?

Quais são os direitos de quem paga 5% do INSS 2021?

Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - blix.pt
Este site utiliza cookies, incluindo cookies de terceiros (ex: Google). Política de Privacidade