A Ressonância Magnética é o exame de imagem mais completo que existe atualmente. Com ele os médicos conseguem analisar mais precisamente os tecidos do corpo humano, assim como músculos e outros órgãos. A RM é muito utilizada para estudos neurológicos e para a investigação de tendões, mamas e lesões no fígado.
Precisão das imagens
No que tange às diferenças de precisão entre os dois exames, podemos dizer que, em alguns tecidos, a ressonância magnética é capaz de produzir um maior grau de detalhamento em relação à tomografia. Isso pode ser extremamente relevante na identificação de patologias do cérebro, por exemplo.
Em junho de 2011, o World News Report relatou que a ultrassonografia (US) está progressivamente substituindo ou eliminado os exames de tomografia computadorizada (TC), pois exclui os riscos da radiação ionizante e reduz custos.
Benefícios. Normalmente a ressonância magnética é recomendada para a análise do cérebro, da coluna vertebral, e também dos vasos sanguíneos e articulações. A ressonância é vista como a mais indicada quando há necessidade de observar tendões, músculos e diagnosticar problemas no fígado.
Embora ambos os exames possam utilizar o contraste, uma diferença entre tomografia e ressonância é a natureza das substâncias que são empregadas com mais frequência. Na tomografia, o mais comum é utilizar o contraste iodado (com iodo), enquanto na ressonância se dá preferência para contrastes à base de gadolínio.
23 curiosidades que você vai gostar
O exame de tomografia é muito útil no diagnóstico de doenças, como: acidentes vasculares cerebrais (AVC), embolia pulmonar, pneumonia, aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, fraturas, hemorragias e entre outros.
O exame de ressonância magnética detecta várias doenças em todas as partes do corpo humano como articulações, vasos sanguíneos, tórax, crânio, região cervical, medula espinhal, coração e abdome. O exame é considerado indolor, não invasivo e gera imagens em 2D e 3D de alta definição.
Sua maior vantagem é a precisão, em que ela consegue ser mais certeira na detecção de lesões cerebrais, probelmas cardiovasculares, nódulos, fraturas ou tumores que ainda estejam muito pequenos.
Para que serve a tomografia do abdome total? A tomografia computadorizada do abdome total é um exame de diagnóstico por imagem fundamental para a avaliação de diversas doenças do fígado, vesícula biliar, pâncreas, rins, glândulas supra-renais entre outros órgãos.
Como fazer uma denúncia na Promotoria do idoso?
O que tomar para fazer digestão rápido?
Como fazer spray com óleos essenciais?
O que significa QUALIS L1 da Capes?
Onde encontramos equilíbrio químico no cotidiano?
Qual o tempo de recuperação de cirurgia de catarata?
Qual é a taxa de juros anual equivalente a uma taxa mensal de 1 %?
Como saber qual a oração principal?
Qual é o símbolo do quilograma?
Quais os níveis de inglês que existem?
Qual o osso mais difícil de colar?