Entre os óbitos maternos ocorridos no Brasil, de 1996 a 2018, as causas obstétricas diretas que se destacaram foram: hipertensão (8.186 óbitos), hemorragia (5.160 óbitos), infecção puerperal (2.624 óbitos) e aborto (1.896 óbitos).
Causas da mortalidade maternaHipertensão (pré-eclâmpsia e eclâmpsia);Hemorragias graves (principalmente após o parto);Infecções (normalmente depois do parto);Complicações no parto;Abortos inseguros.
As causas diretas com maior freqüência são toxemia gravídica (30% das mortes); hemorragias ligadas à gestação, parto e puerpério (18%) e infecções puerperais (15%). “As mortes decorrentes de aborto respondem por 12% dos óbitos maternos, sendo 25% em virtude das demais causas.
Morte materna é a morte de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez. É causada por qualquer fator relacionado ou agravado pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela.
Morte Materna Obstétrica
As mortes maternas por causas obstétricas podem ser de dois tipos: as obstétricas diretas e as obstétricas indiretas. obstétricas durante gravidez, parto ou puerpério devido a intervenções, omissões, tratamento incorreto ou a uma cadeia de eventos resultantes de qualquer dessas causas.
30 curiosidades que você vai gostar
Acesso e qualidade à atenção integral à saúde da mulher
Uma das metas é reduzir a razão de mortalidade materna global para menos de 70 mortes maternas por 100 mil nascidos vivos.
tem uma razão de mortalidade materna de 670 óbitos ma- ternos por 100 mil N.V. Em toda a América Latina, cerca de 15 mil mulheres morrem por ano devido a complicações na gravidez, no parto ou no puerpério.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a morte materna como o óbito de mulheres durante a gestação, puerpério ou período que se estende até 42 dias após o término da gestação, independente da duração ou da localização da gravidez (podendo ser devido à qualquer causa relacionada ou agravada pela gravidez ou por ...
Estima a frequência de óbitos femininos, ocorridos até 42 dias após o término da gravidez, atribuídos a causas ligadas à gravidez, ao parto e ao puerpério, em relação ao total de nascidos vivos.
Pode levar bolsa de mão no avião?
O que é transistor como chave?
Como calcular o valor da aceleração?
Pode-se afirmar que todo cheque para pessoa nomeada é transmissível por endosso?
Quais os pronomes não binários?
Quanto tempo demora para religar a luz Enel?
Quais são as características específicas do letramento matemático?
O que não pode faltar em um traje espacial?
Quando paga a multa quanto tempo leva para sair do sistema?
Qual é a cantada mais engraçada?
Em que consiste a teoria de Maslow?
Porque não consigo emagrecer a barriga?
Quem são os antigos deuses da DC?
Como se chama a irmã da cunhada?
É um exemplo de cirurgia de urgência A *?
Como definir a personalidade de uma pessoa?