A forma correta de pegar o coelho é importante, evite segurar o coelho pela barriga, ao invés disso, ofereça apoio para as patas, de forma que ele se sinta seguro, com os pés apoiados na sua mão, no colo ou no seu peito, isso evita que ele se debata e acabe causando arranhões. - Nunca segure o coelho pelas orelhas.
Pode pegar o coelho no colo
Sim, ele pode, mas também é preciso ter cautela, afinal, é possível que ele estranhe. Mais uma vez, o ideal é que ele seja acostumado desde pequeno. Para deixá-lo seguro, no começo, sente-se no chão. Coloque uma mão nas patinhas traseiras dele e, com a outra, segure a barriga.
Você pode pegar seu coelhinho de diversas formas (pelo cangote, pelas patinhas, como se fosse um gatinho ou um cachorro), o mais importante é saber como não pegar! Nunca pegue seu filhote pelas orelhas (isso causa muita dor), nem pelo rabo ou uma patinha.
Apesar de mais raros do que abrigos de cães e gatos, você deve encontrar algumas opções. Outra opção é procurar uma agência de adoção de animais que faz a ponte entre adotantes e abrigos. Adotar um coelho de um abrigo normalmente é mais barato do que comprar um animal.
É possível que um coelho morra facilmente durante uma briga. Se você deixa seu coelho solto sem a sua casa/quintal ter as proteções devidas, pode acabar fugindo. Nesse momentose ele vir outro animal fora da sua casa pode ficar muito assustado e resultar em morte súbita.
38 curiosidades que você vai gostar
Ouça as vocalizações do coelho.
Um coelho pode dar batidinhas nos dentes ao ser acariciado, do mesmo modo que um gato ronrona. Alguns fazem tal barulho quando estão se sentindo seguros e felizes na casinha ou gaiola. Se o coelho está batendo os dentinhos, sinal de que ele gosta de você.
Separe-a do coelho macho.
Não é comum que o coelho macho machuque os filhotes. No entanto, ele pode engravidar a fêmea de novo logo após o parto, o que resulta em outra gravidez antes que a ninhada seja desmamada. Para evitar isso, é preciso separar os dois coelhos com a aproximação do nascimento dos coelhinhos.
E colo é tudo o que o coelho não gosta, garante o veterinário. “Eles não são apropriados para serem carregados, mimados ou acariciados. Os coelhos se assustam com muita facilidade e ao serem levados ao colo por uma criança podem arranhá-la ou mordê-la para se defender”, alerta o médico.
O coelho fica bem sozinho, mesmo que seja a maior parte do dia, mas é bom deixá-lo preso quando você não estiver em casa, para evitar acidentes. Ele vai ficar aguardando ansiosamente o dono chegar em casa para soltá-lo e interagir com ele, pois se acostuma facilmente com a rotina da casa.