Enantiômeros têm propriedades físicas e químicas iguais. Diastereoisômeros têm propriedades físicas e químicas diferentes.
Enantiômeros são moléculas orgânicas que são chamadas assim em razão da sua forma, pois para cada enantiômero existe um de forma idêntica porém invertida, como se esta estivesse em frente a um espelho.
Os diastereoisômeros (ou simplesmente, diastereômeros) são estereoisômeros (isômeros cujos ligantes mudam de posição no espaço, mas permanecem ligados aos mesmos átomos) que não são imagens especulares entre si.
Enantiômeros são estereoisômeros cujas moléculas são imagens especulares uma da outra; Diastereômeros são estereoisômeros cujas moléculas não são imagens especulares uma da outra.
A contagem do número de diastereoisômeros é possível somente em substâncias cujas moléculas apresentam dois ou mais carbonos quirais diferentes entre si, ou em cadeias abertas e cíclicas que possuam isomeria geométrica cis-trans (nesses casos, sempre teremos um par de diastereoisômeros).
19 curiosidades que você vai gostar
Número de isômeros opticamente inativos (misturas racêmicas) = (2n )/2. onde n é o número de carbonos quirais na molécula.
Para calcular o excesso enantiomérico, você divide a rotação específica observada pela rotação específica máxima do excesso de enantiômero. Podemos calcular a porcentagem de cada enantiômero, conforme descrito neste Questão socrática.
2 pares de enantiômeros (são diasteroisômeros um do outro).
Neste caso, somente o Isomero Levogiro, apresenta efeito Fisiologico. Outro exemplo interessante e da Aspargina, substancia que atua no Paladar.Um dos seus enantiomeros estimula as papilas gustativas da lingua, a produzir um sabor doce, o outro produz a sensaçao de um sabor amargo.