Observe os sintomas mais comuns do Transtorno Bipolar em fase de Mania ou Hipomania:diminuição da necessidade de sono;irritabilidade;ideias suicidas;esquecimentos;ganho de peso;fala compulsiva;culpa excessiva;aumento da libido;
Sintomas do transtorno bipolar na fase depressivaperda ou aumento de peso;sentimento de inutilidade;tristeza;desânimo;dificuldade de se concentrar, de lembrar ou até mesmo de tomar decisões;falta de energia;falta de esperançapensamentos suicidas;
As pessoas com transtorno bipolar experimentam períodos de intensidade não usuais, mudanças nos padrões de sono e níveis de atividade e comportamentos incomuns. Esses períodos distintos são chamados de “episódios de humor”. Os episódios de humor são drasticamente diferentes dos modos e comportamentos típicos da pessoa.
Podemos resumir o surto psicótico do transtorno bipolar como uma cisão entre a realidade e fantasia, onde o paciente apresenta um sofrimento intenso com muita angustia e desespero, muitas vezes com ideação suicida, quadro este depressivo.
“A depressão no transtorno bipolar tem, frequentemente, duração de vários meses, sendo que um episódio depressivo não tratado pode durar de 6 a 13 meses. Pode surgir subitamente ou evoluir lentamente ao longo de semanas a meses”, afirma o psiquiatra.
24 curiosidades que você vai gostar
O portador do distúrbio apresenta períodos de mania, que duram, no mínimo, sete dias, e fases de humor deprimido, que se estendem de duas semanas a vários meses.
O transtorno bipolar não tem cura, ou seja, não há nenhum método que elimine completamente os sintomas do quadro com a garantia de que eles não voltarão. Apesar disso, há tratamento para que a doença seja controlada e o paciente consiga ter uma vida normal.
Identifique possíveis gatilhos - alguns fatores podem desencadear ou piorar os sintomas das crises bipolares. Por exemplo: estresse, mudanças na rotina, sono prejudicado, consumo de álcool. Procure observar se há uma situação específica que pareça preditora de uma crise e, se possível, ajude evitá-la.
A bipolaridade é a doença mental que mais mata por suicídio: cerca de 15% dos doentes se matam. Os pacientes têm um risco 28 vezes maior de apresentar comportamento suicida do que o resto da população e até metade dos doentes tenta se matar, mostram levantamentos.
Qual a velocidade do turbo-hélice?
Onde é melhor para se morar no Brasil ou em Portugal?
Quando se iniciou a globalização?
O que dá direito à estabilidade no emprego?
Como tirar manchas de couro sintético branco?
Quais os critérios de valoração da prova?
Como pagar compra online com boleto bancário?
São Paulo feriado Corpus Christi?
Quais são as teorias não-críticas?
Como se elege o primeiro-ministro no parlamentarismo?
Quais são os requisitos essenciais de uma petição inicial trabalhista?