O que significa sensibilidade do método?

Pergunta de Xavier Machado em 03-10-2025
(57 votos)

A sensibilidade de um método reflete o quanto este é eficaz em identificar corretamente, dentre todos os indivíduos avaliados, aqueles que realmente apresentam a característica de interesse. Assim, no caso do IMC, a sensibilidade mede o quanto o método é capaz de identificar aqueles que de fato apresentam obesidade.

O que é a sensibilidade de um exame?

A sensibilidade de um teste diagnóstico corresponde ao percentual de resultados positivos dentre as pessoas que tem uma determinada doença ou condição clínica. A especificidade é a capacidade do mesmo teste ser negativo nos indivíduos que não apresentam a doença que está sendo investigada.


O que é sensibilidade no exame de gravidez?

Afinal, o que é a sensibilidade e a especificidade? O parâmetro Sensibilidade mede justamente essa capacidade do teste dar um resultado alterado para pessoas realmente doentes. Enquanto a Especificidade mede a capacidade do teste dar um resultado negativo para pessoas não-doentes.

O que é sensibilidade analítica do ensaio?

Ao avaliar o desempenho de um ensaio, é importante conhecer a importância entre sensibilidade analítica e clínica: – A sensibilidade analítica é a capacidade de um método analítico obter resultados positivos frente a resultados positivos obtidos pelo método de referência.

Como é feito o exame de sensibilidade?

Para testar a sensibilidade vibratória, o examinador coloca o dedo sob a articulação interfalangiana distal e percute levemente com um diapasão de 128 Hz no lado oposto da articulação. O paciente deve perceber o fim da vibração ao mesmo tempo que o examinador, que a sente pela articulação do paciente.

Entenda o que é Sensibilidade e Especificidade #Dose Diária


17 curiosidades que você vai gostar

Como são feitos os testes de sensibilidade para hanseníase?

O teste é realizado com uma fina mecha de algodão seco, fio dental ou monofilamento verde (0,05g), solicitando que o paciente identifique a área testada (lesão x área perilesional) [2].

Como é feito o teste de sensibilidade da hanseníase?

O diagnóstico de caso de hanseníase é realizado por meio do exame físico geral e dermatoneurológico para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos, com alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas.

Como calcular a sensibilidade analítica?

Sensibilidade: é a probabilidade de resultado positivo nos doentes (verdadeiro positivo) e é calculado como: a/(a+c).Especificidade: é a probabilidade de resultado negativo nos não-doentes (verdadeiro negativo) e é calculado como: d/b+d.

O que são sensibilidade e especifidade analíticas?

Sensibilidade analítica: refere-se ao menor valor que o teste consegue diferenciar de zero. Sensibilidade diagnóstica: é a probabilidade de que um resultado seja anormal ou positivo na presença de doença. Especificidade analítica: refere-se á capacidade do teste em identificar apenas a substância em questão.



Outras questões
Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - blix.pt
Este site utiliza cookies, incluindo cookies de terceiros (ex: Google). Política de Privacidade