Chama-se catabolismo ou metacatabolismo a parte do metabolismo que se refere à assimilação ou processamento da matéria orgânica adquirida pelos seres vivos para fins de obtenção de energia.Este conjunto de processo diz respeito às vias de degradação, ou seja, de quebra das substâncias.
O catabolismo pode ser entendido como a fase do metabolismo de liberação energética para o corpo. O processo, também chamado de metacatabolismo, acontece no momento da quebra ou degradação de moléculas mais complexas para gerar outras mais simples.
Você já reparou que em algumas condições perdemos massa muscular ? Essa perda de massa é o conhecido catabolismo muscular, onde o músculo acaba sendo utilizado para geração de energia. Ela pode acontecer como um processo fisiológico, como no envelhecimento, mas pode ser resultado de algumas doenças como sepse e câncer.
Normalmente o catabolismo acontece já durante o processo digestivo, em que o alimento consumido é processado em compostos mais simples para que possam ser armazenados, absorvidos ou transformados em energia que é utilizada nos processos metabólicos.
Catabolismo: proteínas
A digestão da proteína começa no estômago, por ação da pepsina, em pH baixo promovido pela secreção de ácido clorídrico no suco gástrico, que é secretado por ação do hormônio gastrina. Em seguida, continua no intestino delgado com a inserção de secreções pancreáticas.
34 curiosidades que você vai gostar
Isso ocorre quando os níveis de insulina estão baixos, no momento em que a pessoa não está alimentada. Esses hormônios têm um papel importante no metabolismo. Eles trabalham em conjunto todas as vezes que seu corpo precisa catabolizar alguma coisa.
Portanto para evitar o catabolismo muscular você deve:Fazer menos de 60 minutos de exercícios resistido intensos por dia;Alimentar-se corretamente antes e logo depois do treino;Não ficar muito tempo sem se alimentar;Dormir pelo menos 8 horas por dia;Evite bebida alcoólica.
Por isso, os sintomas de catabolismo muscular são justamente a fadiga e a perda de massa muscular. Há ainda o catabolismo muscular provocado pela sarcopenia, que é a perda de massa magra, ou seja, perda de músculos devido a diminuição da secreção do hormônio do crescimento e o envelhecimento do organismo.
Tenha uma boa suplementação
Caso treine por períodos longos ou não possua uma qualidade muito satisfatória na alimentação, a suplementação com BCAA, Whey Protein e outros suplementos proteicos, auxiliam os músculos contra o catabolismo.