O que é uma planta secundária?

Pergunta de Eduarda Neto em 03-10-2025
(57 votos)

Estágios da vegetação As espécies pioneiras favorecem o aparecimento de outras espécies vegetais maiores, que por sua vez, sombreiam e eliminam as anteriores. Essas espécies são chamadas de secundárias e caracterizam-se por serem mais exigentes em termos de nutrientes e condições climáticas.

Quais são as espécies secundárias?

Espécies secundárias

Apresentam características intermediárias entre as pioneiras e as climácicas. O grupo é subdividido em Secundárias Iniciais (crescimento rápido e ciclo relativamente curto) e Secundárias Tardias (crescimento médio e ciclo longo).


O que é uma espécie secundária inicial?

Secundárias iniciais: espécies intermediárias na sucessão. Produzem sementes de tamanho médio. São intolerantes à sombra. Apresentam crescimento rápido e ciclo de vida curto (10 a 25 anos).

O que é uma espécie secundária tardia?

Secundárias tardias (ST) - espécies que se desenvolvem exclusivamente em sub-bosque permanentemente sombreado e, nesse caso, pequenas árvores ou espécies arbóreas de grande porte que se desenvolvem lentamente em ambientes sombreados, podendo alcançar o dossel ou serem emergentes.

Quais são as plantas pioneiras?

Entre as espécies vegetais mais conhecidas como pioneiras, estão as algas verdes, ammophila, zostera e cyanobacteria, que tem em comum a fotossíntese como principal atividade de desenvolvimento e a capacidade de desenvolvimento nas regiões menos favoráveis a outras espécies de plantas e vegetais.

Morfologia Vegetal - Aula 14 - Câmbio - Crescimento Secundário


35 curiosidades que você vai gostar

O que são espécies não pioneiras?

Espécies não pioneiras ou clímaces:

Espécies cujas sementes podem germi- nar sob sombra. As plântulas são encontradas sob o dossel, mas podem também ser encontradas em ambientes abertos.

O que é a vegetação pioneira?

A vegetação pioneira permite a preparação de um novo ambiente que, por sua vez, permite o estabelecimento de outras espécies vegetais. Outras espécies migram, algumas desaparecem, ocorrendo, consequentemente, alterações até se atingir o clímax.

Como ocorre a sucessão secundária?

A sucessão ecológica secundária acontece em áreas que já apresentaram uma comunidade. Nesse caso o que se observa é que aquela área sofreu algum tipo de distúrbio, o que causou a destruição de sua comunidade original. A sucessão secundária leva à recuperação de áreas desmatadas.

O que é sucessão primária e secundária?

A sucessão ecológica pode ser classificada em dois tipos:

Tem mais depois da publicidade ;) - Sucessão Primária: ocorre em ambientes que nunca antes foram ocupados por uma comunidade. ... - Sucessão Secundária: ocorre em ambientes em que já existiu uma comunidade anteriormente.



Outras questões
Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - blix.pt
Este site utiliza cookies, incluindo cookies de terceiros (ex: Google). Política de Privacidade