Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês "sem serifa"), também chamadas grotescas (de francês grotesque ou do alemão grotesk) ou gothik.
As serifas são bem mais do que apenas design. Elas funcionam para conduzir o texto, guiando os olhos do leitor em um fluxo horizontal. Durante a leitura, nosso cérebro não decifra letra por letra e sim palavras ou conjuntos delas.
Entre as fontes sans serif encontram-se: Arial, Arial Narrow, Arial Rounded MT Bold, Century Gothic, Chicago, Helvetica, Geneva, Impact, Monaco, MS Sans Serif, Tahoma, Trebuchet MS e Verdana.
Principais Fontes de Letras com SerifaCinzel.Apple.Deluce.Day Roman.Vinegar.Vogue.Canvas.Edition.
Normalmente, fontes serifadas são usadas em materiais impressora, enquanto que as não serifadas são usadas em conteúdos digitais. Mas vale ressaltar que isso não é uma regra, pois muitos designers desenvolve várias técnicas procurando novos formas de utilizar a tipografia das letras em seus produtos.
19 curiosidades que você vai gostar
As fontes Sans Serif apareceram na Inglaterra durante os anos 1820 a 1830. Não possuem prolongamentos nas hastes e geralmente têm uma aparência limpa, simples e moderna. Fontes sem serifa transmitem modernidade e liberdade, são mais objetivas, joviais e minimalistas. É bastante utilizada na Web.
As fontes sem serifa (ou sans-serif) não apresentam esses traços a mais na ponta de suas linhas. Essa é a razão pela qual elas são vistas como fontes mais modernas e atuais. São mais utilizadas em títulos, chamadas e nos textos digitais.
Com traços prolongados nas extremidades das letras, a fonte serifada pode ser facilmente encontrada em jornais impressos e revistas, já que facilita leituras longas. Clássica e popular, a serifa tem um caráter mais conservador e costuma representar tradição, respeito e sofisticação.
Serifas são aqueles pequenos traços e prolongamentos nas hastes das letras, visto com frequência em fontes como a Times New Roman, que portanto é uma fonte Serifada veja o exemplo abaixo: Desta forma as fontes chamadas Sans-Serif, ou seja, sem serifa, são aquelas que não possuem esses traços e alongamentos.
Quem tem direito a casar de graça?
Como saber se tem vaga na escola Manaus?
Quais os benefícios da visita domiciliar?
O que fazer para acordar com a pele bonita?
Como escolher o tom do corretivo?
Quais são as principais características das mudanças sociais?
Quais são as fases principais do processo inflamatório?
Qual a quantidade mínima de comida para sobreviver?
Quais são os inseticidas inibidores da colinesterase?
Quais são as vértices e arestas?
Por que devemos evitar a repetição de palavras no texto?
O que a salmonela causa no ser humano?