Método Dialético de Platão É o senso comum o ponto de partida da dialética platônica, não para ser reafirmado, mas refutado e que deve ser superado. Platão propõe que o senso comum e a opinião sejam questionados para a descoberta da verdade a partir do indivíduo sem a interferência externa.
Dentro da dialética de Platão, entre as contradições permitidas estão: opinião x verdade; desejo x razão; interesse particular x interesse universal; e senso comum x filosofia. O pensamento dicotômico que estrutura a epistemologia de Platão tem ligação com a divisão entre alma e corpo.
Então, desde sua origem, a dialética vincula-se ao processo de diálogo e debates entre posições contrárias. De forma geral, o método dialético é um método de abordagem que tem como características centrais o uso da discussão, da argumentação e da provocação.
A origem da dialética
Por um lado, Zenão de Eleia (c. 490-430 a.C.) e, de outro, Sócrates (469-399 a.C.) tem atribuídos a si, a fundação do método dialético. Mas, sem dúvida, foi Sócrates quem tornou célebre o método desenvolvido na filosofia antiga, que influenciou todo o desenvolvimento do pensamento ocidental.
Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.
32 curiosidades que você vai gostar
Platão foi um dos mais importantes pensadores do período antropológico da filosofia grega. Ele fundou um pensamento metafísico próprio, relegando à questão do “ser” e das “essências” o princípio e a chave para se ter qualquer tipo de conhecimento acerca do mundo.
O Platonismo reúne as diversas abordagens da teoria de Platão: metafísica, retórica, ética, estética, lógica, política, dialética e da dualidade (corpo e alma), sendo classifica em três períodos, a saber: Platonismo Antigo (século IV a.C. até a primeira metade do século I a.C.)
Princípios do Método Dialético
Não pode existir um objeto isolado de outro. Todos os fenômenos da natureza estão interligados e determinados mutuamente. O aparecimento, a mudança ou o desenvolvimento de um fenômeno só é possível em interligação com outros sistemas materiais (mudanças em um traz mudanças em outros).
Dialética hegeliana
Segundo o filósofo alemão Hegel, a dialética é a lei que determina e estabelece a auto-manifestação da ideia absoluta. Para Hegel, a dialética é responsável pelo movimento em que: uma ideia sai de si própria (tese); para ser uma outra coisa (antítese);
Como colocar um array dentro de outro Java?
Como o psicólogo pode dar recibo?
Como rezar antes de dormir Umbanda?
Como alterar o Separador Decimal no Excel?
Quais são os tipos de variáveis?
Para que serve pH mais barrilha?
Como se dá o processo evolutivo?
Quanto tempo demora biópsia de pele?
Como tirar mancha da roupa com água oxigenada?
Quais são os tipos de alergia na pele?
Para que serve um compressor industrial?