O que é entrevista de Heteroidentificação?

Pergunta de Nuno Carvalho de Sousa em 03-10-2025
(61 votos)

Também chamado de procedimento complementar de verificação da autodeclaração, a heteroidentificação é a identificação por terceiros da condição autodeclarada. É uma etapa do processo seletivo, realizada por comissão específica, chamada de Comissão Local de Verificação da Autodeclaração (CLVA).

Como é feita a entrevista de Heteroidentificação?

O processo de Heteroidentificação consistirá exclusivamente em análise fenotípica do candidato autodeclarado preto ou pardo, pela Comissão, a ser realizada através de vídeo e fotografia submetidos pelo candidato no momento da solicitação de matrícula online, do Processo Seletivo do SISU - 2022/1, a Comissão, verificará ...


Como funciona o processo de Heteroidentificação?

A heteroidentificação é um procedimento complementar à autodeclaração que consiste na percepção social de outro(a)(s), além da própria pessoa, para a identificação étnico-racial.

O que significa Heteroidentificação?

5º Considera-se procedimento de heteroidentificação a identificação por terceiros da condição autodeclarada.

O que é avaliação de Heteroidentificação?

A heteroidentificação é um processo complementar à autodeclaração, e visa reconhecer, por meio do fenótipo (cor da pele), sua condição de preto ou pardo.

COMO FOI NA MATRÍCULA || UFMA || COMO FOI A ENTREVISTA DE HETEROIDENTIFICAÇÃO || COTAS RACIAIS ||


43 curiosidades que você vai gostar

Como comprovar Heteroidentificação?

Essa verificação vai ocorrer via webconferência, por um link que será enviado para o e-mail informado pelo candidato no ato da inscrição. O candidato deverá preencher o formulário eletrônico com a autodeclaração e a autorização de imagem, além de enviar a cópia de um documento oficial com foto.

Como saber se uma pessoa é parda?

O manual do IBGE define o significado atribuído ao termo como pessoas com uma mistura de cores de pele, seja essa miscigenação mulata (descendentes de brancos e negros), cabocla (descendentes de brancos e ameríndios), cafuza (descendentes de negros e indígenas) ou mestiça.

Qual documento comprova a cor da pele?

Em geral, a certidão de nascimento (a do próprio candidato ou dos seus antepassados) será o documento usado para essa checagem. Nela, deverá constar a informação de que o indivíduo em questão é negro ou pardo - sempre segundo os critérios do IBGE - para que a autodeclaração seja válida.

O que é considerado uma pessoa parda?

Pardo é o mesmo que mulato, cafuzo ou caboclo, ou seja, uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas.



Outras questões
Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - blix.pt
Este site utiliza cookies, incluindo cookies de terceiros (ex: Google). Política de Privacidade