A contenção por terra armada, também conhecida como solo reforçado, foi desenvolvido e patenteado, em 1963, pelo arquiteto-engenheiro francês Henry Vidal. A técnica de reforço de solo é composta por um maciço contido por placas pré moldadas de concreto, chamadas também de escamas, que funcionam como face da contenção.
Basicamente, existem duas modalidades de muros de arrimo em obras de contenção: por gravidade e por flexão.
A contenção com solo grampeado é um procedimento que tem como principal objetivo estabilizar encostas e tabules contra possíveis deslizamentos, tanto de forma temporária quanto de forma permanente, de acordo com cada situação encontrada ou necessidade do local.
Nos sistemas de contenção que levam perfis metálicos, as ancoragens são colocadas em vigas de ancoragens de concreto e feitas entre as estruturas metálicas. Durante o processo de escavação, também é realizado a aplicação da cortina armada, para que o geocomposto seja fixado.
O objetivo da etapa de contenções em uma obra é brecar as alterações provocadas pelas interferências. A deformação decorre, dentre outros fatores, da retirada da vegetação local. Além de as raízes proporcionarem mais consistência ao terreno, a vegetação absorve parte da água que aumentaria a pressão interna.
41 curiosidades que você vai gostar
Muros de pedra sem argamassa devem ser recomendados unicamente para a contenção de taludes com alturas de até 2m. A base do muro deve ter largura mínima de 0,5 a 1,0m e deve ser apoiada em uma cota inferior à da superfície do terreno, de modo a reduzir o risco de ruptura por deslizamento no contato muro-fundação.
Solo grampeado é uma técnica de contenção ou reforço de taludes que consiste, basicamente, no uso de elementos chumbadores enterrados. O método se faz presente na execução de estradas, túneis, remediações de deslizamento, entre outras obras.
TIPOS DE CONTENÇÃOContenção Física (manual)Contenção Química (medicamento)Contenção Mecânica (faixas, camisa de força)Escolta.Isolamento.
A contenção ondulada proporciona maior conforto e permite uma higiene mais eficaz ao paciente, uma vez que possibilita o uso do fio dental entre os dentes. “Já a reta, por ter menos fio em sua confecção, acaba retendo menos placa sobre ela e o dente.