O que é Aliteração: Aliteração é uma figura de linguagem da língua portuguesa, que caracteriza a repetição consecutiva de sons consonantais idênticos ou parecidos, principalmente em versos e frases. Um exemplo comum do uso da aliteração são os populares “trava-línguas”.
São elas a aliteração e a assonância. Enquanto a assonância é a repetição de vogais, a aliteração é a repetição de consoantes. Para clarificar melhor, veja abaixo os exemplos: ... Assonância: “Minha foz do Iguaçu/Pólo sul, meu azul/Luz do sentimento nu (Djavan) – repetição da vogal “u”.
Diferenças entre aliteração e assonância
A aliteração, como já mencionamos, é a repetição dos sons consonantais, que são aqueles produzidos pelas consoantes. A assonância, por outro lado, é o que resulta da repetição de sons vocálicos, ou seja, aqueles produzidos pelas vogais.
Aliteração é a repetição de sons consonantais, e assonância é a repetição de sons vocálicos.
Repetição dos sons consonantais
A aliteração consiste na repetição consonantal consecutiva disposta estrategicamente no verso poético ou na frase. ... E na língua escrita a sonoridade das letras, especificamente das consoantes, se encarregam de um efeito linguístico especial graças a aliteração.
23 curiosidades que você vai gostar
A aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas consonantais ou sílabas, para remeter a um som e estabelecer efeitos sonoros específicos no texto. Trata-se de um recurso linguístico muito utilizado em poemas ou letras de música, mas também pode ocorrer em textos em prosa.
Para dar maior expressividade ao texto, usa-se como recurso a aliteração, figura que busca sugerir sons. Os recursos linguísticos podem ser manipulados para imprimir uma maior expressividade ao texto, por isso, relacionam-se a diversos aspectos da língua: morfológico, sintático, semântico e fonológico.
Um dos recursos estilístico utilizado para dificultar o falante na recitação da frase é a paronomásia, por exemplo: "Fia, fio a fio, fino fio, frio a frio". Nesse caso, além da aproximação de palavras semelhantes, temos também a repetição da consoante "f" e da vogal "o".
A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns: ... risada gostosa (audição + paladar) cheiro azedo (olfato + paladar)
Qual tipo de cheque não pode ser sacado?
Qual a diferença entre ovo orgânico e caipira?
O que é ditongo explicação para criança?
Quanto custa um iPhone no Egito?
O que são encargos de salários?
Como usar o caractere invisível?
Qual recurso contra indeferimento de prova?
Como se comemora o Halloween na China?
O que são pressupostos processuais trabalhistas?
Quantas gramas tem uma colher de sopa de pó de café?
Como ficou a antecipação de feriados?
Como fazer adubo fertilizante caseiro?
Onde anda Nuno Leal Maia 2021?
Qual a diferença entre aprovado e classificado?