Emoções intensas, exercícios vigorosos, determinados ruídos, músicas, odores ou luzes fortes podem funcionar como gatilhos das crises. Outras condições – febre alta, falta de sono, menstruação e estresse – também podem facilitar a instalação de convulsões, mas não são consideradas gatilhos.
Segundo a função exercida pela região afetada na crise, podem surgir manifestações motoras (abalos num lado do corpo), autonômicas (salivação e taquicardia), psíquicas (medo e ansiedade), auditivas (zumbidos e ruídos diversos), olfatórias (sensação de cheiro ruim) ou visuais (alucinações).
A ansiedade de forma isolada geralmente não causa a convulsão, mas por interferir no funcionamento e excitabilidade neuronal, a ansiedade/estresse intensos podem reduzir o limiar para a manifestação de crises convulsivas em indivíduos já predispostos para ter convulsões.
Evite baladas ou festas com luzes piscantes. Luzes intermitentes podem desencadear crises epilépticas. Da mesma forma, jogos eletrônicos, filmes com muitas cores, animações com muitos frames e iluminações pesadas podem engatilhar convulsões.
Os sintomas que sugerem uma convulsão incluem perda da consciência, espasmos musculares que agitam o corpo, língua mordida, perda do controle da bexiga, confusão súbita ou incapacidade de se concentrar.
29 curiosidades que você vai gostar
“Existem duas formas de detectar uma convulsão. Em uma delas, é possível ler o sinal cerebral e perceber a assinatura elétrica que ocorre antes de ela acontecer. Outra forma é monitorar as convulsões por um determinado período e identificar um padrão.
A coloração arroxeada é resultado da forte contração dos músculos respiratórios. “Em alguns casos, a pessoa pode gritar, também resultado dessa contração. Colocar a mão na boca não vai resolver e quem está ajudando ainda corre o risco de se machucar seriamente”, explica Dra Gisele.
Adoçantes à base de aspartame, suclarose e sacarina atingem o cérebro e podem causar efeitos nocivos, facilitando as crises convulsivas e danificando o sistema nervoso. Uma boa opção pode ser optar pelos adoçantes à base de stevia.
Não ingerir bebidas alcoólicas, evitar o jejum prolongado e a privação de sono são fatores importantes para impedir casos futuros de crise epiléptica.
Qual o perigo de uma centopeia?
O que é uma dor atrás dos olhos?
Quem arca com os cupons do iFood?
Quais são as estratégias de marketing?
Quem é o marido de Elton John?
Quais são os conteúdos que caem no vestibular de Medicina?
Quais são as ervas de banho de Iemanjá?
Qual é a pedra mais rara do mundo?
Qual o valor de uma Fiorino 2016?
Qual o próximo feriado em Barueri?
Qual é a função do umidificador de ar?
Quanto vai de concreto na laje H12?
O que fazer em Recife e Olinda em 3 dias?
Quanto tempo a pílula do dia seguinte desregula?