Quando expostas a baixas temperaturas, soluções de manitol 20% podem cristalizar. Inspecionar quanto à existência de cristais antes da administração. Não administrar quando verificado presença de cristais. Os cristais podem ser dissolvidos por aquecimento em banho-maria (60-80ºC) com agitação vigorosa periódica.
Quando expostas a baixas temperaturas, Manitol podem cristalizar. Inspecionar quanto à existência de cristais antes da administração. Não administrar quando verificada presença de cristais. Os cristais podem ser redissolvidos por aquecimento em banho-maria (60°C – 80°C) com agitação vigorosa periódica.
O manitol permanece no compartimento extracelular. Se concentrações elevadas de manitol estiverem presentes no plasma ou caso o paciente tenha acidose, o manitol poderá atravessar a barreira hematoencefálica e causará um efeito contrário, aumentando a pressão intracraniana.
A administração por via intravenosa de manitol, pode estar associada a náusea, vômitos, sede, dor de cabeça, tontura, tremores, febres, taquicardia, dor no peito, hipernatremia, desidratação, visão borrada, urticária ou hipertensão. Reações de hipersensibilidade também foram descritas.
O efeito laxativo começa cerca de 1 a 2 horas após o inicio da ingestão e se manifestará por evacuações freqüentes, progressivamente mais líquidas. 35 curiosidades que você vai gostar
Após 2 a 3 horas, irá evacuar muitas vezes (diarreia), até as fezes se tornarem líquidas, amareladas e sem resíduos (pronto para o exame).
Chegar com 1 hora de antecedência; • É obrigatório trazer o pedido médico e documentos pessoais; • Em até 5 horas antes do horário do exame: Diluir 500 ml de Manitol 20% em 500 ml de água, podendo acrescentar 1/2 limão espremido; Ingerir toda solução de Manitol em até aproximadamente 20 minutos; Caminhar após a ...
O manitol está contraindicado para pacientes com doença renal grave, insuficiência cardíaca progressiva, congestão pulmonar, desidratação grave, hemorragia intracraniana, lesões progressivas nos rins ou com hipersensibilidade ao manitol.
o Manitol é metabolicamente inerte no homem. Age como diurético elevando a osmolaridade do filtrado glomerular, impedindo a reabsorção de água; aumenta a excreção de sódio e cloreto. Biotransformação: praticamente não sofre; uma pequena parte é transformada em glicogênio no fígado.