Os sintomas geralmente surgem quando o câncer já está em estágio avançado e incluem:Tosse ou mudança no padrão da tosse do fumante;Dispneia (falta de ar);Dor torácica;Perda de peso;Cansaço;Presença de sangue no escarro.
Sinais e Sintomas do Câncer de PulmãoTosse.Tosse com expectoração mucosa.Tosse com expectoração com sangue.Dor no peito.Rouquidão.Perda de apetite.Perda de peso inexplicada.Falta de ar.
Câncer de pulmão: 10 principais sintomas e como confirmar o diagnósticoTosse seca e persistente;Dificuldade em respirar;Falta de ar;Diminuição do apetite;Perda de peso;Rouquidão;Dor nas costas;Dor no tórax;
A expectativa de vida após a descoberta do câncer de pulmão varia entre 7 meses à 5 anos, dependendo de vários fatores, como estado geral de saúde, tipo de câncer pulmonar e início do tratamento.
No caso dos tumores identificados no estágio inicial, a chance do paciente morrer nos próximos cinco anos é de 64%. Caso o tumor só seja encontrado no terceiro estágio, a probabilidade de morte em cinco anos sobe para 87%, e no quarto ano, chega a 90%.
24 curiosidades que você vai gostar
Segundo o The Economist, o câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer tanto em homens como em mulheres combinados na América Latina, com cerca de 64 mil mortes. O relatório apresentado mostra que o tabaco é o risco dominante, já que é responsável por cerca de 64% do câncer de pulmão na região.
Caso o tumor só seja encontrado no terceiro estágio, a probabilidade de morte em cinco anos sobe para 87%, e no quarto ano, chega a 90%. O problema do diagnóstico tardio é ainda pior em algumas partes do país.
De acordo com o banco de dados SERR, do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, 55,2% dos pacientes que obtêm o diagnóstico enquanto a doença ainda está localizada chegam a ter uma sobrevida de 5 anos ou mais. Já na fase metastática, esse índice pode atingir 4,3% de sobrevivência.
O câncer de pulmão apresenta três alternativas terapêuticas: cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Estes métodos podem ser associados para obter melhores resultados. Tumores restritos ao pulmão, nos estágios I e II, devem ser operados e removidos. Nestes casos, a chance de cura é de até 70%.