Ouça em voz altaPausarFRUTOS ENSACADOS Indicada para proteger frutos maiores, como manga, goiaba, banana, pêssego, caqui, nêspera, melão e maracujá, a técnica de ensacamento consiste no uso de saquinhos de papel-manteiga, papel encerado ou TNT para embalar os frutos enquanto eles se desenvolvem, mantendo assim as moscas afastadas.
Ouça em voz altaPausarDe acordo com o engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Campinas, Geraldo Magela, o processo de ensacamento deve ser feito quando as frutas estiverem com tamanho de 2 a 4 centímetros.
Ouça em voz altaPausarLorenzato (1988) recomenda proteger os frutos com saquinhos de papel encerado, com dimensões de 23x16 cm, 27x20 cm e outras, logo que estejam formados, antes que ocorra o ataque da mosca. Devem ser colocados la- teralmente em relação ao ramo e amarrados com arame fino n.º 24 por trás do ramo que sustenta o fruto.
Ouça em voz altaPausarO controle da broca-da-goiabeira precisa ser efetuado anualmente. A forma de executar esse processo é raspar a superfície do tronco com escovas ou luvas grossas até retirar os excrementos que a larva usa para se esconder. Uma vez exposto o inseto, pincela-se a região com solução de carbaryl e fungicida cúprico.
Ouça em voz altaPausarQuando as condições de umidade e temperatura são favoráveis, o fungo esporula, infectando os tecidos das folhas novas. Recomenda-se o uso do fungicida oxicloreto de cobre, o único registrado para manejo dessa doença em goiabeira, no caso da ocorrência da doença em viveiros.
Ouça em voz altaPausarO controle da broca-da-goiabeira precisa ser efetuado anualmente. A forma de executar esse processo é raspar a superfície do tronco com escovas ou luvas grossas até retirar os excrementos que a larva usa para se esconder. Uma vez exposto o inseto, pincela-se a região com solução de carbaryl e fungicida cúprico.
Ouça em voz altaPausarA poda da goiabeira deve ser feita a cada dois meses. Com esse cuidado, é possível produzir frutas mais de uma vez por ano no mesmo pé. “Se não for bem podada, bem conduzida desde o início, a planta não vai produzir goiabas grandes, bonitas.
Ouça em voz altaPausarA mosca que se forma a partir do bicho da goiaba é conhecida como mosca-das-frutas. ... “Agora, se você acabou comendo um bicho da goiaba, não precisa se preocupar, pois ele não faz mal, nem causa qualquer doença em nós”, revela Angela.
Ouça em voz altaPausarBata pendurarmos com barbante ou mesmo em galhinhos DVDs ou CDs velhos. O reflexo do fundo deles espanta eficientemente os passarinhos.
Conheça-as aqui e aprenda como se pode prevenir. Num dia vai ao supermercado e compra as frutas mais frescas e apetitosas, no outro tem a cozinha, em particular, a fruteira rodeada de pequenos visitantes indesejados. Tal como qualquer pessoa, também a mosca da fruta não resiste a uma fruteira bem recheada.
A “mosca da fruta”, como é habitualmente conhecida, parece multiplicar-se como uma praga, deixando uma sensação de sujidade na cozinha. Regra geral, a mosca da fruta surge junta da fruteira, dado ser lá que está a fruta madura, particularmente em laranjas, tangerinas, uvas, pêssegos, maçãs, figos e ameixas.
Misture 1 litro de leite com cerca de 1 gramas de açúcar, com 50 a 60 gramas de pimenta e leve a cozinhar durante aproximadamente 15 minutos. Depois, coloque num prato ou recipiente com abertura larga e disponha perto da fruta onde estão concentradas as moscas. As moscas serão atraídas pela mistura, acabando por se afogar.
Por isso, para evitar que a mosca da fruta apareça, o ideal é não deixar que as frutas fiquem demasiado maduras. Caso estejam a amadurecer e ainda não tenham sido consumidas, deverá guardar a fruta num local acessível (com papel vegetal ou papel de alumínio) ou mesmo no frigorífico.