Como fica o tempo especial após reforma?

Pergunta de Jaime Isaac Pinho de Araújo em 03-10-2025
(12 votos)

Depois da Reforma, foi mantido o tempo mínimo de contribuição, porém, passou-se a exigir idade mínima para aposentadoria especial da seguinte forma: 55 anos para atividade especial de 15 anos; 58 anos para atividade especial de 20 anos e 60 anos para atividade especial de 25 anos.

Como funciona a aposentadoria especial depois da Reforma?

Conforme a regra de transição da Reforma, ela precisa de 86 pontos e 25 anos de atividades especiais. Assim sendo, Raíssa poderá se aposentar somente em 2040, ano em que terá 60 de idade e 36 de atividade especial (se continuar trabalhando de forma ininterrupta numa atividade especial).


Qual a idade mínima para a aposentadoria especial?

Para o grau máximo de risco dos agentes nocivos, a idade mínima é de 55 anos. Já o grau moderado, é de 58 anos. E para o grau máximo de risco, 60 será a idade mínima para o trabalhador se aposentar na modalidade especial.

Como ficou aposentadoria especial em 2022?

Se ela continuar trabalhando como médica durante 2 anos, ela conseguirá se aposentar em 2022, onde terá 61 anos de idade e 25 anos de atividade especial. Lembrando que o segurado deve possuir o tempo mínimo de atividade especial para entrar na Regra de Transição.

Como fica aposentadoria especial após Reforma 2019?

Com a reforma da previdência social, o valor da aposentadoria corresponderá a 60% da média salarial e pode ser acrescido 2% para cada ano de contribuição que exceder o tempo de 20 anos de contribuição.

Como ficou a Aposentadoria Especial após a Reforma!


15 curiosidades que você vai gostar

Como ficou a PEC da aposentadoria especial?

O Senado está analisando o Projeto de Lei Complementar (PLP) 245/2019, que pode assegurar a aposentadoria especial a trabalhadores cujas atividades sejam exercidas com exposição a agentes nocivos químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, a chamada aposentadoria por periculosidade.

Quem tem direito adquirido aposentadoria especial?

Para ter direito a Aposentadoria Especial depois da Reforma, você precisa cumprir (homens e mulheres): 60 anos de idade + 25 anos de atividade especial de baixo risco; 58 anos de idade + 20 anos de atividade especial de médio risco; 55 anos de idade + 15 anos de atividade especial de alto risco.

Qual o valor do teto da aposentadoria especial?

O governo publicou nesta quinta-feira (20) o índice de reajuste das aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para 2022, que terão a correção da inflação de 10,16%. A atualização também muda o valor máximo concedido aos aposentados: o teto do INSS passa de R$ 6.433,57, em 2021, para R$ 7.087,22.

Como se aposentar com aposentadoria especial?

O que importa para a Aposentadoria Especial é comprovar 25 anos de atividade especial. A atividade especial é o tempo que alguém trabalhou em contato com alguns elementos que são perigosos (periculosidade) ou que fazem mal a saúde (insalubridade). Este tempo pode ser usado para melhorar sua aposentadoria.



Outras questões
Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - blix.pt
Este site utiliza cookies, incluindo cookies de terceiros (ex: Google). Política de Privacidade